Caminheiros da Gardunha, a caminhar desde 1997 por diferentes percursos mas sempre com o mesmo sentido - o interesse pela Natureza e a defesa da Serra da Gardunha.                 

Testemunhos

Valdemar Marques, sócio nº3





Desde os meus tempos de criança que sempre adorei a natureza. Com ela vivo e com ela hei-de morrer.
Esqueci-me de algumas grandes recordações. Todavia, algumas mantêm-se presentes na minha memória, como por exemplo um encontro Nacional de Vila Pouca de Aguiar em que estive na presença de D. Ximenes Belo (Bispo de Dili) que tão bem conhecia as belas cerejas da nossa Gardunha.
Sem mais, um abraço a todos os que visitam a nossa e tão bela Cova da Beira.
Um amigo sempre disponível para acompanhar os que queiram solicitar os Caminheiros da Gardunha.

Até breve….


Álvaro Roxo, sócio nº2



O ano de 1976 ia passando e o pequeno grupo, composto por Álvaro, Valdemar, Quim Zé e João Roxo, ia dando as suas voltas pela Serra da Gardunha, nas manhãs de domingo.
O apelo para que outras pessoas também caminhassem foi feito através de pequeno cartaz, repetidamente desenhado à mão, por não haver fotocopiadoras que o reproduzissem e afixado nalgumas montras de estabelecimentos, do Fundão.
O grupo, que se foi alargando até cerca de meia centena, desenvolveu imensas atividades sob o lema “grupo de interesse pela natureza”, até se constituir em associação no dia 5 de Março de 1997, mantendo o mesmo lema.
Unidos pela fraternidade e pela Gardunha, enquanto grupo não organizado mas com metodologia funcional, que só foi possível porque na base da orientação dos Caminheiros da Gardunha esteve um saudável princípio: “ausência de regras é uma regra que depende do bom senso”.

Álvaro Roxo Vaz (sócio nº 2)
1º Presidente da Direção dos Caminheiros da Gardunha (1997)

Sem comentários: